Endodontia

Endodontia com microscopia operatória

Endodontia é a especialidade da odontologia que estuda as lesões e doenças da polpa (nervos e vasos) e todo sistema de canais radiculares e tecidos periodontais. Popularmente é chamado de tratamento de canal, e visa remoção de todo o tecido da polpa inflamado ou infectado /necrosado (morto). Após toda sanificação e preparo do canal, o dentista preenche esses espaços com material obturador específico.

Suas causas principais são:

• Cáries
• Fratura dental
• Trauma dentário
• Lesões endo-periodontais
• Necessidades protéticas
• Outras patologias endodônticas

Nossa clinica é preparada para proporcionar um atendimento endodôntico de excelência com conforto, biossegurança e tecnologia.

A Microscopia Operatória na Endondontia foi um marco inovador que permitiu a magnificação imediata do interior do sistema de canais radiculares, permitindo tratamentos endodônticos com maior precisão e resolução de retratamentos de alta complexidade.

Tire suas dúvidas:

Uma correta conduta técnica do especialista, aliado a disponibilidade de novos anestésicos potentes que proporcionam um maior conforto para o paciente durante o tratamento.

Maior precisão nos diagnósticos, maior segurança e eficácia de tratamento, possibilitando a resolução de casos de alta complexidade com maior previsibilidade de sucesso.

Nos casos que estamos diante de uma inflamação irreversível da polpa, normalmente é possível a realização do tratamento em uma consulta.

Depende também da habilidade e experiência do profissional.

Normalmente o dente a ser submetido a um tratamento de canal já encontra-se muito enfraquecido. Com a perda das suas estruturas internas como água, células, fibras, vasos, nervos torna-se ainda mais fragilizado.

Na endodontia atual existem diversas técnicas para minimizar isso, como aberturas e acessos conservadores do dente e sua correta indicação para reabilitação imediata após o tratamento de canal.

Ao tratarmos o canal desvitalizamos o dente e com isso ocorre uma série de modificações químicas que causam o escurecimento no mesmo. Atualmente

contamos com materiais que minimizam esse problema, as vezes tornando-o quase imperceptível.

Retratamento é uma tentativa de corrigir um primeiro tratamento de canal que apresentou alguma falha. Neste retratamento o especialista busca encontrar as falhas (tais como: canais sem obturação, canais sub obturados, perfurações, instrumentos fraturados, etc). Neste momento, o microscópio operatório se torna imprescindível para um possível sucesso do caso.

É imprescindível restaurar o dente o mais rápido possível para evitar a recontaminação do canal por micro-organismos e uma possível fratura do dente.

Dra. VivianEndodontia