
Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia que estuda as lesões e doenças da polpa (nervos e vasos) e todo sistema de canais radiculares e tecidos periodontais. Popularmente é chamado de tratamento de canal, e visa remoção de todo o tecido da polpa inflamado ou infectado /necrosado (morto). Após toda sanificação e preparo do canal, o dentista preenche esses espaços com material obturador específico.
Suas causas principais são:
• Cáries
• Fratura dental
• Trauma dentário
• Lesões endo-periodontais
• Necessidades protéticas
• Outras patologias endodônticas
Ortodontia
Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (dente de leite), mista e permanente e seus desvios da normalidade prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
Quando devo procurar um Ortodontista?
O ideal é sempre fazer uma ortodontia preventiva, iniciando o tratamento o mais precoce possível que normalmente inicia-se com uma avaliação antes dos 7 anos de idade, recomendado pela Associação Americana de Ortodontia.
Essa avaliação se torna necessária pela dificuldade de visualizar um problema ortodôntico na criança, pois muitas vezes os dentes estão alinhados, porém está sendo mascarado por uma mordida torta.
Nesta prevenção é possível corrigir: hábitos orais indesejados (chupetas, sucção de dedo, mania de morder objetos), acompanhar toda a troca da dentição de leite para permanente, direcionar o crescimento mandibular e prevenir risco de traumas em dentes anteriores muito projetados.


Laserterapia
O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas, portanto, possuem ação anti-inflamatória, analgésica e bioestimulante.
Clareamento Dental
O clareamento dental é realizado através de substâncias que liberam radicais livres (géis e/ou pastas oxidantes) e que, através de reações químicas, promovem ação clareadora. Essas substâncias podem ser de uso profissional (aplicadas no consultório), caseiro (realizado pelo paciente em casa) ou pode ainda ser usada uma associação entre essas duas técnicas para melhores resultados.


Implantes Dentários
Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo). O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído, e nele será instalado o dente artificial.
Enxertos Ósseos
Enxertos ósseos são utilizados na área da implantodontia como meio de se obter volume ósseo suficiente para a instalação de implantes dentais. São necessários em casos em que o osso na região desdentada se apresenta reabsorvida, apresentando então pouca quantidade óssea, tornando portanto uma região inapta para se alcançar sucesso do tratamento de forma direta.
Dentre as diferentes causas desta reabsorção temos:
• Perda fisiológica devido a idade avançada
• Doenças periodontais, principalmente em estágios avançados
• Lesões císticas ou tumorais ósseas
• Próteses mal adaptadas em uso prolongado


Periodontia
A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
A Doença Periodontal é uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, etc.
Prótese Fixa e Removível
Fixa: A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou ponte fixa).
Removível: É uma armação metálica com dentes artificiais. Embora removível, ela é seguramente encaixada à boca por meio de grampos que enlaçam os dentes naturais adjacentes e, ainda, por meio do apoio da gengiva.
As próteses móveis podem ser definitivas e provisórias. Nas definitivas temos a presença de uma estrutura metálica com grampos e apoios e na prótese provisória temos a resina acrílica.


Cirurgia
Também conhecida como Exodontia, a extração dental é a remoção do elemento dentário (dente). Pode ser realizada através de cirurgia, como:
– Exo incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
– Exo Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;
– Exo Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc). Também é o termo utilizado para a extração dos dentinhos de leite das crianças.
Estética Dental
Dentística é a especialidade da Odontologia dedicada a restabelecer a função e forma do dente, que uma vez foi destruído por cárie, por uma fratura (trauma) ou por motivo estético.
Existem diversos tipos de materiais a serem utilizados para este fim. O amálgama, restauração metálica ainda é utilizado, porém dando lugar para as Resinas, material estético de altíssima qualidade, que trazem de volta a forma do dente e a cor próxima ao natural, deixando o sorriso mais harmônico e dando ao paciente maior confiança em sorrir!


Odontopediatria
A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.
A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal.
A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.
A moderna odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta higiene bucal e ausência de hábitos nocivos, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.